Monte das Oliveiras
anuncieaqui

ARVORES DE JOANÓPOLIS SÃO MUTILIDADAS | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

ARVORES DE JOANÓPOLIS SÃO MUTILIDADAS
Ecologia
Enviado por Valter Cassalho   
Qua, 24 de Agosto de 2011 21:20

Foto: Décio BadariNão bastasse as ações da Sabesp que retiram os paralelepípedos das ruas para mexer na rede de águas e esgoto e depois recolocam deixando as ruas onduladas e em péssimas condições; temos agora a ELEKTRO que faz sem critério e sem respeito quando a época certa, a poda de nossas árvores.

No meu ver não são podas, mas mutilações, pois cortam galhos apenas para desobstruir os fios sem pensar na estética, ciclo vital de cada uma, forma correta de corte, chegando mesmo a cortar todo um lado e deixando outro, desestabilizando a relação copa/raiz. Até árvores floridas em pleno vigor vital são podadas a torto e a direito. Gostaria de sugerir que a prefeitura municipal através de suas secretarias de meio ambiente e agricultura façam uma parceria para que tais podas sejam monitoradas, acompanhadas de um técnico responsável e obedeçam um critério que possibilite liberar os fios e ao mesmo tempo manter a beleza e vida das árvores. Que isso sirva de exemplo para que antes de se plantar árvores na cidade procurem evitar o plantio do lado da rede elétrica, que plantem árvores de pequeno porte e adequadas para uma cidade, bem como que se siga um guia de plantio, poda e conservação, os quais já existem.

 

 

Foto: Décio Badari

Crédito das fotos: Décio Badari
 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: