Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Meteorologia e o clima joanopolense | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Meteorologia e o clima joanopolense
Ecologia
Enviado por Diego de Toledo Lima da Silva   
Sex, 07 de Agosto de 2009 19:27
Tempo_de_Sol_em_JoanpolisMeteorologia é a ciência que estuda a atmosfera terrestre. Esta ciência está presente no nosso dia-a-dia e seu conhecimento é importante em praticamente tudo que realizamos, pois o clima e as condições meteorológicas influenciam as mais diversas atividades como a agricultura, a construção civil, a defesa civil, o controle de enchentes, níveis dos rios, alerta de níveis de raios Ultravioletas que apresentem risco à população, etc.

Alguns de seus aspectos mais conhecidos são a previsão do tempo e a climatologia. Para definir o clima são considerados os fenômenos meteorológicos e os fatores climáticos que o caracterizam. Os elementos mais importantes para essa caracterização são a temperatura e as precipitações.

Tempo pode ser definido como o estado da atmosfera em determinado instante e lugar.

O clima é o conjunto de condições normais que dominam uma região, obtidas das médias das observações durante certo intervalo de tempo.

Alguns dos mais importantes elementos básicos das condições do tempo são:

  • Temperatura do Ar (graus);
  • Umidade do Ar (%);
  • Pressão do Ar (atm);
  • Velocidade e direção do vento (Km/h);
  • Tipo e quantidade de precipitação (mm);
  • Tipo e quantidade de nuvens.

A atmosfera é uma camada relativamente fina de gases e material particulado (aerossóis) que envolve a Terra. Esta camada é essencial para a vida e para o funcionamento ordenado dos processos físicos e biológicos. A atmosfera também protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta (UV), além de conter os gases necessários para os processos vitais da respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida (ciclo hidrológico).

Os principais gases que compõem a atmosfera são o Nitrogênio (78,08%) - essencial para os vegetais que o absorvem na forma de Nitrato (NO3), que provém de reações químicas presentes na atmosfera pela ação de faíscas elétricas; absorvem também pela chuva e pela fixação direta por bactérias fixadoras presentes nas raízes das leguminosas (adubação verde); Oxigênio (20,95%) - essencial para nossa respiração e sobrevivência; Argônio (0,93%); CO2 - Dióxido de Carbono (0,035%) - essencial para os vegetais que retiram este gás da atmosfera para a realização da fotossíntese; Vapor da Água - essencial para a manutenção da temperatura (1 a 4%); Ozônio (O3) - sem ele a radiação ultravioleta (UV) seria letal para a vida (0,000007%); entre outros.

O tipo de precipitação que chega ao solo (chuva, granizo, geada, neve, etc.) depende dos tipos de processos dentro da nuvem, mas também da temperatura do ar entre a base da nuvem e o solo.

Veja alguns dos principais tipos de precipitação:

  • Neve é geralmente quando, no seu caminho para o solo, os cristais de gelo encontrarem sempre temperaturas negativas até a superfície.
  • Geada é uma camada fina e opaca, composta por cristais de gelo formados por sublimação, quando o vapor da água entra em contato com uma superfície muito fria.
  • Garoa consiste em pequenas gotículas de água de 0,2 a 0,5 mm de diâmetro que cai muito lentamente em direção à superfície da Terra.
  • Chuva é quando as gotículas de água que chegam até a superfície, originadas de flocos de neve ou pedras de gelo que derretem durante a descida. As gotículas de chuva possuem um diâmetro da ordem de 1 a 6 mm.
  • Granizos são grandes "pedras de gelo" que se formam quando um cristal de gelo é transportado através do interior de uma nuvem, contendo variações de concentração de gotículas de água supercongeladas.

Clima de Joanópolis

Joanópolis está localizada geograficamente a uma Latitude de 22 graus e 32 metros, Longitude 46 graus e 9 metros, altitude de 930 metros, sendo seu clima classificado como Cwa, caracterizado pelo Clima Tropical de Altitude, com chuvas no verão e seca no inverno, com temperaturas médias menos elevadas, devido ao fator altitude.

Apresenta temperatura média de 19,2°, sendo a menor temperatura média de 8,6º no mês julho e a maior temperatura média de 27,4º no mês de janeiro. O volume médio de chuva é acima de 1.510 mm ao ano, sendo que o mês de janeiro possui o maior volume médio de chuva com 242,6 mm (verão) e julho o mês com o menor volume 32,7 mm (inverno).

Represa Jaguari/Jacareí. O reservatório é responsável pela retenção de umidade na região.Deve-se levar em conta também que a presença da Represa Jaguari/Jacarei no nosso município é responsável por um processo de retenção de umidade na região.

O clima, volume de chuvas, a topografia e geografia do município, a natureza, a disponibilidade e qualidade hídrica são fatores que permitem que a nossa agricultura seja tão diversificada, além de atrair os turistas que procuram o clima de serra nas diversas estações do ano (verão, outono, inverno e outono).

Fonte dos Dados Climáticos de Joanópolis:

CEPAGRI - Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura - UNICAMP. [on-line] Disponível na Internet via URL www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_291.html. 2009.

"Eu vim-me embora e na hora cantou um passarinho porque eu vim sozinho, eu, a viola e Deus. Vim parando assustado, espantado com as pedras do caminho, cheguei bem cedinho, a viola, eu e Deus"

(Eu, a viola e Deus - Rolando Boldrin)

 
Diego de Toledo Lima da Silva
Servidor Público Estadual da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Técnico Ambiental, cursando Engenharia Ambiental. Atualmente reside em Limeira/SP.

Mostrar outros artigos desse autor: