Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Projeto “BACIA DO RIO JACAREÍ” | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Projeto “BACIA DO RIO JACAREÍ”
Ecologia
Enviado por Diego de Toledo Lima da Silva   
Qua, 14 de Outubro de 2009 23:32

Apresentação realizada em Joanópolis/SPOcorreu na Casa da Cultura de Joanópolis/SP, em 10 de outubro, a apresentação do Projeto "Bacia do Rio Jacareí" (Projeto de Monitoramento e Caracterização da Bacia do Rio Jacareí), com o apoio e parceria da ONG Pró-Joa "Associação para o Desenvolvimento Social de Joanópolis". Esteve presente um público de 17 pessoas, entre população, colaboradores do projeto, membros da ONG e o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sr. Inácio Benedito Pereira, que puderam acompanhar atentamente a explanação sobre o projeto, objetivos, metas e uma apresentação sobre aspectos e impactos ambientais de ocorrência nas bacias hidrográficas, não só no município de Joanópolis, mas também em outros municípios brasileiros.

Público presente que acompanhou atentamente a apresentação do projeto e discutiu assuntos de interesse para o município.

Nesta apresentação pudemos falar e discutir sobre a situação atual da Bacia Hidrográfica do Rio Jacareí, saneamento urbano, resíduos sólidos e outras questões de importância para o município, com foco nesta bacia que tem uma importância não só local, mas estadual, pois o Rio Jacareí é um dos tributários da Represa Jaguari/Jacareí, que abastece 46% da população da Região Metropolitana de São Paulo, além de milhões de pessoas na região de Campinas (cidades como Paulínia, Americana, Limeira e Piracicaba).

Segue abaixo uma descrição do Projeto e agradeço a todos que compareceram e principalmente o apoio da ONG Pró-Joa, através da Susilene Thomson e do Dr. Wladimir, que cederam a infra-estrutura do local e auxiliaram na divulgação do evento.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Rio Jacareí e um dos seus afluentes na área urbana de Joanópolis/SP.O Rio Jacareí e seus afluentes, formadores da Bacia Hidrográfica do Jacareí, nasce no Município de Joanópolis (na divisa com Extrema/MG, na Serra da Mantiqueira), atravessa a área urbana e rural do município de Joanópolis, até desaguar na Represa Jaguari/Jacareí. A represa é integrante do Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo (produzindo 33 mil litros por segundo e abastecendo 8,8 milhões de pessoas ou 46% da população da RMSP).

O único ponto de monitoramento do rio Jacareí e de seus tributários, realizado desde 1987, teve a classificação de hipereutrófico (processo de hiperenvelhecimento do corpo hídrico, que os torna rico em nutrientes, especialmente o Nitrogênio e o Fósforo) devido à elevada média (0,280 mg/l) de Fósforo (P) total. Além do que, 94% das amostras de coliformes fecais, 10% das amostras de nitrogênio amoniacal e 80% das amostras de fósforo total estiveram acima do que determina a Resolução CONAMA nº 357/2005 para corpos hídricos classe 1.

O objetivo geral é monitorar a qualidade da água, por meio de determinados parâmetros e análises, dos Rios e afluentes, além de relatórios e diagnósticos de caracterização das microbacias, das áreas de risco, de poluição, de contaminação, impactos ambientais e outros aspectos, gerando relatórios, com determinada freqüência de tempo, para informação à população, aos órgãos públicos e outras entidades interessadas, além de subsidiar ações de preservação e conservação dos rios e de sua qualidade.

Uso e ocupação do solo é um do grandes problemas na Bacia do Rio Jacareí.O trabalho de campo e técnico ficará a cargo deste técnico e do Técnico em Química Gustavo Duarte, a educação ambiental será executada em parceria com a ONG Pró-Joa, organização com um trabalho consolidado e estruturado no nosso município. A divulgação das informações será realizada no site de Joanópolis (www.joanopolis.com.br), por meio da ONG e da Prefeitura Municipal, além de subsidiar e incentivar trabalhos e pesquisas na bacia.

As dúvidas, informações e materiais, além dos interessados em participar, apoiar e subsidiar o projeto, como também no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas na área, podem entrar em contato comigo ou com a ONG Pró-Joa, por meio do site de Joanópolis, e-mail e telefones abaixo.


Diego
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Cel.: (19) 9749-0046

ONG Pró-Joa (contato Susilene Thomson)
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Cel.: (11) 7278-6270
Tel.: (11) 4539-8806

 
Diego de Toledo Lima da Silva
Servidor Público Estadual da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Técnico Ambiental, cursando Engenharia Ambiental. Atualmente reside em Limeira/SP.

Mostrar outros artigos desse autor: