Projeto “BACIA DO RIO JACAREÍ” |
Ecologia |
Enviado por Diego de Toledo Lima da Silva |
Qua, 14 de Outubro de 2009 23:32 |
Nesta apresentação pudemos falar e discutir sobre a situação atual da Bacia Hidrográfica do Rio Jacareí, saneamento urbano, resíduos sólidos e outras questões de importância para o município, com foco nesta bacia que tem uma importância não só local, mas estadual, pois o Rio Jacareí é um dos tributários da Represa Jaguari/Jacareí, que abastece 46% da população da Região Metropolitana de São Paulo, além de milhões de pessoas na região de Campinas (cidades como Paulínia, Americana, Limeira e Piracicaba). Segue abaixo uma descrição do Projeto e agradeço a todos que compareceram e principalmente o apoio da ONG Pró-Joa, através da Susilene Thomson e do Dr. Wladimir, que cederam a infra-estrutura do local e auxiliaram na divulgação do evento. DESCRIÇÃO DO PROJETO
O único ponto de monitoramento do rio Jacareí e de seus tributários, realizado desde 1987, teve a classificação de hipereutrófico (processo de hiperenvelhecimento do corpo hídrico, que os torna rico em nutrientes, especialmente o Nitrogênio e o Fósforo) devido à elevada média (0,280 mg/l) de Fósforo (P) total. Além do que, 94% das amostras de coliformes fecais, 10% das amostras de nitrogênio amoniacal e 80% das amostras de fósforo total estiveram acima do que determina a Resolução CONAMA nº 357/2005 para corpos hídricos classe 1. O objetivo geral é monitorar a qualidade da água, por meio de determinados parâmetros e análises, dos Rios e afluentes, além de relatórios e diagnósticos de caracterização das microbacias, das áreas de risco, de poluição, de contaminação, impactos ambientais e outros aspectos, gerando relatórios, com determinada freqüência de tempo, para informação à população, aos órgãos públicos e outras entidades interessadas, além de subsidiar ações de preservação e conservação dos rios e de sua qualidade.
As dúvidas, informações e materiais, além dos interessados em participar, apoiar e subsidiar o projeto, como também no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas na área, podem entrar em contato comigo ou com a ONG Pró-Joa, por meio do site de Joanópolis, e-mail e telefones abaixo.
|