Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Folcloristas são recebidos em Portugal | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Folcloristas são recebidos em Portugal
Folclore
Enviado por Valter Cassalho   
Sex, 19 de Junho de 2009 13:25
Flávia Vogel, Lílian Vogel, o presidente Armindo José da Cunha Abreu  e Valter Cassalho na Câmara Municipal de Amarante. Valendo lembrar que em Portugal não existem prefeitos, o poder executivo municipal é exercido pelo presidente da Câmara.Os folcloristas Lílian Vogel (Atibaia) e Valter Cassalho (Joanópolis/Piracaia) ambos da Comissão Paulista de Folclore, estão desenvolvendo neste ano através da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo dois projetos para publicação de um livro e um DVD sobre as manifestações do culto a São Gonçalo do Amarante em nossa região. Finalizando o trabalho de pesquisa de campo, ambos numa parceria com a Câmara Municipal de Amarante na região do Porto em Portugal, cidade onde morreu São Gonçalo (século XIII), estiveram presentes juntamente com a turismóloga Flávia Vogel, nas festividades ao referido santo entre os dias 03 a 08 de junho, ocasião em que foram muito bem recebidos pelas autoridades locais, tanto políticas quanto eclesiásticas. Após dois dias em Paris, ambos peregrinaram pelo norte de Portugal colhendo material onde nasceu, viveu, ordenou-se sacerdote, operou milagres e faleceu o beato Gonçalo de Amarante.

O historiógrafo Antonio Patrício o qual foi o grande cicerone dos nossos folcloristas em Portugal, Lílian Vogel, o presidente Armindo Jose da Cunha Abreu e Valter Cassalho em visita ao gabinete executivo da Câmara Municipal de Amarante. Participaram das festividades da cidade e comemoração ao patrono dos violeiros e dos ossos, como é conhecido este santo, o qual também é muito reverenciado no Brasil em especial em nossa região. Após visita ao Museu Municipal, a Biblioteca e Câmara, almoçaram com o presidente da Câmara Armindo José da Cunha Abreu, a vice-presidente drª Otávia Clemente, o historiógrafo Antonio Patrício e o chefe de comunicação Nicolau Ribeiro no restaurante Quelha em Amarante. Em seguida aconteceu uma troca de presentes, informações e dados sobre as manifestações de São Gonçalo em ambos os países, bem como sobre as cidades envolvidas neste acontecimento e os agradecimentos as autoridades de Amarante que muito hospitaleiramente receberam ambos os folcloristas e patrocinaram sua estadia e permitindo que o referido projeto seja enriquecido com novos dados. Aproveitamos o espaço para ressaltar como sempre a típica acolhida e hospitalidade do povo português.

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: