Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Folclore | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Folclore

São Longuinho - 15 de Março

SÃO LONGUINHO, SÃO LONGUINHO
SE EU ACHAR DOU TRÊS PULINHOS...
 

Livro e DVD de São Gonçalo

Na última sexta-feira 08 de janeiro, no Parque Edmundo Zanoni durante a realização do Revelando Entre Serras e Águas aconteceu o lançamento do livro SÃO GONÇALO UM SANTO VIOLEIRO ou UM VIOLEIRO SANTO? e o DVD - BATE PALMA, BATE PÉ PRA SÃO GONÇALO COM MUITA FÉ, ambos de autoria de Valter Cassalho e Lilian Vogel.

 

Estão criando o bicho solto

Mais uma peripécia do lobisomem de Joanópolis, ou melhor, da Associação dos Criadores de Lobisomens, não contentes com os vários suvenires do bicho, tais como camisetas, pingas, chaveiros e bonecos, o grande sucesso do mês de dezembro na casa do Artesão, foi a criação das CUECAS DO LOBISOMEM, ou seja, uma cueca samba-canção feita a mão e estampada com os dizeres "CRIE O BICHO SOLTO".

 

Livro e DVD sobre S. Gonçalo sai em Dezembro

goncalo_valterOs folcloristas VALTER CASSALHO e LILIAN VOGEL estão na reta final para concluir o projeto "BATE PALMA, BATE PÉ PRA SÃO GONÇALO COM MUITA FÉ" (DVD) e "SÃO GONÇALO, UM VIOLEIRO SANTO OU UM SANTO VIOLEIRO?" (livro), ambos patrocinados pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo (Proac-09/2008), mostrando esta importante tradição em nossa região e comparando-a com as pesquisas que fizeram recentemente em Portugal.
 

Folcloristas são recebidos em Portugal

Flávia Vogel, Lílian Vogel, o presidente Armindo José da Cunha Abreu  e Valter Cassalho na Câmara Municipal de Amarante. Valendo lembrar que em Portugal não existem prefeitos, o poder executivo municipal é exercido pelo presidente da Câmara.Os folcloristas Lílian Vogel (Atibaia) e Valter Cassalho (Joanópolis/Piracaia) ambos da Comissão Paulista de Folclore, estão desenvolvendo neste ano através da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo dois projetos para publicação de um livro e um DVD sobre as manifestações do culto a São Gonçalo do Amarante em nossa região. Finalizando o trabalho de pesquisa de campo, ambos numa parceria com a Câmara Municipal de Amarante na região do Porto em Portugal, cidade onde morreu São Gonçalo (século XIII), estiveram presentes juntamente com a turismóloga Flávia Vogel, nas festividades ao referido santo entre os dias 03 a 08 de junho, ocasião em que foram muito bem recebidos pelas autoridades locais, tanto políticas quanto eclesiásticas. Após dois dias em Paris, ambos peregrinaram pelo norte de Portugal colhendo material onde nasceu, viveu, ordenou-se sacerdote, operou milagres e faleceu o beato Gonçalo de Amarante.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>
Página 3 de 4