Monte das Oliveiras
anuncieaqui

DIVINEIROS DE JOANOPOLIS EM CARAGUATATUBA | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

DIVINEIROS DE JOANOPOLIS EM CARAGUATATUBA
Geral
Enviado por Valter Cassalho   
Sex, 15 de Abril de 2011 00:00
divineiros003Através do Abaçaí Cultura e Arte em parceria com a Comissão Paulista de Folclore, Diocese de Caraguatatuba e Fundação Cultural de Caraguatatuba, aconteceu o ENCONTRO REGIONAL DAS IRMANDADES E CELEBRAÇÕES DO DIVINO ESPÍRITO SANTO de 09 e 10 de abril.

Devido ao DVD lançado sobre a 6ª Cavalgada do Divino Espírito Santo de Joanópolis, os organizadores do evento convidaram os "Divineiros de Joanópolis" (nossos Matutos da Mantiqueira e o Grupo Cantante Adoremus) para participarem desse importante encontro. Foram dois dias com trocas de informações e de conceitos sobre a importância do Divino Espírito Santo na vida das pessoas, das comunidades e sua expressão em nossa cultura. Foi proferida uma palestra com Toninho Macedo sobre a importância do Culto do Divino e sua relação com a Cultura da Paz; a profª Neide Gomes fez um relato sobre Joanópolis e a reintrodução das Cavalgadas em nosso município; aconteceu também uma mesa redonda com alguns estudiosos, onde foi feita uma avaliação desse Encontro das Comunidades e sua celebrações.

divineiros001

Joanópolis fez-se representar com uma comitiva de 50 pessoas, apresentando seu repertório musical do Divino e portando suas Bandeiras que foram levadas pela comunidade local. A Missa da noite apresentou-se os Matutos da Mantiqueira e o Grupo Adoremus com a participação de João Samuel do Coral Jovem de nossa Matriz e mais tarde fizeram uma caminhada a luz de velas, com o povo cantando ao som dos Violeiros de Joanópolis, que voltaram a se apresentar no domingo.

divineiros002

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: