Monte das Oliveiras
anuncieaqui

EDUCADOR PORTUGUÊS REUNE-SE COM PROFESSORES E AMIGOS EM JOANÓPOLIS | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

EDUCADOR PORTUGUÊS REUNE-SE COM PROFESSORES E AMIGOS EM JOANÓPOLIS
Geral
Enviado por Valter Cassalho   
Dom, 14 de Novembro de 2010 18:57

Pacheco"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados" (José Pacheco).

FotoO educador JOSE PACHEDO reuniu-se com professores e convidados no sitio da professora Neide Rodrigues Gomes no último dia 07 de novembro, ocasião em que pode ouvir a apresentação do grupo de violeiros Matutos da Mantiqueira e o Coral da Melhor Idade, na ocasião recebeu do Núcleo de Folclore Pé da Serra da Comissão Paulista de Folclore vários livros, entre eles as Festas de Fé (Lílian Vogel), São Gonçalo (Lilian Vogel e Valter Cassalho), Lobisomem (Maria do Rosário Tavares de Lima), o Teatro de Bonecos e o DVD da Cavalgada do Divino (Neide R. Gomes), um kit-lobisomem da Casa do Artesão (André Collins) e uma escultura do Divino (Mércia Borges). Foi servido a todos a tradicional galinhada e feijão gordo e todos puderam conversar e confraternizar com o ilustre visitante e sua esposa Fátima Pacheco que atualmente desenvolve projeto educacional em Campinas. Ambos hospedaram em referido sítio desde o dia 06 e também jantaram na Cantina Província de Lucca naquela data.

FotoJOSÉ PACHEDO é especialista em música, leitura e escrita, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Portuguesa do Porto (vizinha de Amarante terra do nosso querido São Gonçalo). Desde 1976 coordena a ESCOLA DA PONTE, da qual é idealizador, notabilizando-se num projeto inovador baseado na autonomia dos estudantes. Autor de diversos livros, artigos e entrevistas sobre o tema educação sendo em 2004 condecorado pelo governo português com a Ordem da Instrução Pública.

FotoA convide de Rubens Alves visitou o Brasil em 2001 e nas diversas visitas a este País nos anos seguintes decidiu aqui viver. Adquiriu em 2004 um sítio em Joanópolis onde se refugia por alguns dias para seus escritos e estudos.

Em entrevista o mesmo afirmou "Tão logo me seja possível, espero poder ser útil as escolas da região. Em breve, estarei em Piracaia para planejar algumas ações. Gostaria que os professores de Joanópolis também manifestassem desejo de melhorar as suas práticas, com a colaboração deste velho professor. Acaso aceitem o meu convite, terei mais uma razão para voltar a essa maravilhosa terra".

 

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: