Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Nossa Senhora Aparecida em Joanópolis | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Nossa Senhora Aparecida em Joanópolis
Geral
Enviado por Valter Cassalho   
Ter, 29 de Dezembro de 2009 00:00
nossa_senhora_aparecidaA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA CHEGA AMANHÃ, DIA 30 DE DEZEMBRO, EM JOANÓPOLIS.

CHEGADA AS 15:00 HORAS NO PORTAL E SEGUE PARA A IGREJA.

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos municipios do revelando tem entre seus objetivos a celebração dos peregrinos, o intercâmbio não apenas cultural mas também religioso, a união dos fiéis e culmina sempre com a CERIMÔNIA DA PAZ no município sede do evento. Uma das características do Revelando é a diversidade e Nossa Senhora Aparecida faz parte desta diversidade, pois é uma santa que está presente na casa, nos altares e nos corações de católicos e não católicos, sendo ainda a Padroeira do Brasil.

O cerimonial dos Revelando tem caráter de transreligiosidade e sempre culmina com a chegada da imagem peregrina da Padroeira do Brasil, a mãe de todos, sendo sempre reverenciada, respeitosamente e carinhosamente recebida, nos Revelando Serras e Aguas, Revelando Franca, Revelando Bauru, Revelando Iguape, Revelando Vale do Paraiba e o Revelando São Paulo, envolvendo centenas de municípios do Estado de São Paulo e milhares de pessoas. Os fiéis de todos os municípios envolvidos sentem-se orgulhosos em receber tal imagem e expressar sua fé.

De acordo com os belíssimos dizeres de Henderson Barbosa na Tribuna Católica (Boituvense) de 06/05/2009 diz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem a honra de vir até mim a Mãe do meu Senhor?" Isabel, ao saudar Maria, sabia que por trás de um simples acolhimento daquela que era sua prima havia uma magnífica obra de redenção entre os homens. Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros a seu Santuário, que hoje ultrapassa a barreira dos 8 milhões de peregrinos ao ano, e ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação. Ao longo da história, Maria tem sido a Mãe carinhosa que reúne os filhos e filhas de Deus em torno de Cristo, o nosso Salvador. Assim, Nossa Senhora Aparecida, por meio de sua Imagem Peregrina, está presente entre seus filhos, acolhendo e intercedendo junto a Jesus, seguindo os passos de seu filho, sendo Discípula e Missionária entre eles.No ano de 1931, foi realizada a primeira visita da Imagem à cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal do Brasil. Essa visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro aconteceu por ocasião de sua proclamação como "Rainha e Padroeira do Brasil". Mais de um milhão de pessoas lá se reuniram para receber a ilustre visita.Desde então, ocorreram inúmeras peregrinações, especialmente com o missionário redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida. No ano de 2004, por ocasião do centenário de sua Coroação, a Imagem Peregrina percorreu várias arquidioceses, dioceses e paróquias do nosso imenso Brasil e também no exterior.Nossa Senhora, sempre fiel aos princípios de seu Filho, continua presente em nossa história, indo ao encontro dos que clamam por amor, justiça e paz".


 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: