Monte das Oliveiras
anuncieaqui

GOVERNO ESTUDA IMPLANTAR O CAMINHO DAS ESMERALDAS | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

GOVERNO ESTUDA IMPLANTAR O CAMINHO DAS ESMERALDAS
História
Enviado por Valter Cassalho   
Sex, 22 de Julho de 2011 00:00

Aconteceu no Portal Turístico de Joanópolis (21 de julho) uma reunião preliminar para discussão de um projeto para a criação de um ROTEIRO TURÍSTICO "CAMINHO DAS ESMERALDAS" ou "PELAS TRILHAS DE FERNÃO DIAS".

A idéia da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo é criar uma opção de caminhos alternativos desde caminhada a pé, cavalo ou mesmo de carro por cidades que tiveram influência do movimento das Bandeiras Paulistas ou por onde se especula ter passado o maior dos bandeirantes Fernão Dias Pais Leme - O Governador das Esmeraldas, cuja rodovia federal que liga o nosso Estado as Minas Gerais leva seu nome. A proposta da criação deste circuito turístico assim como outro que está sendo pensado que leva aos Caminhos de Padre Anchieta visa fomentar o turismo no âmbito cultural, histórico e de aventura. A proposta inicial é que cada turista ao resolver fazer o circuito receberá um chip e por cada cidade envolvida no projeto que ele passar receberá uma certificação digital e ao concluir passará a concorrer a uma viagem a Santiago da Compostela, local mor daqueles que curtem trilhas, caminhadas ou peregrinação. Apesar de embrionário, o governo estadual juntamente com a Unicidades e outros interessados pretendem uma reunião no mês de agosto definindo sugestões, adaptações, envolvimentos e parcerias. O "Caminho das Esmeraldas" envolveria quatorze cidades, ou seja, as treze que fazem parte do Circuito Entre Serras e Águas e mais o município mineiro de Extrema, ligando assim ambos os Estados, personificando o sonho paulista e empreitadas pelas ditas minas gerais. Bem, isso envolve muita discussão e história, envolvimento dos municípios e parcerias entre poder público e privado. Voltarei ao assunto.

DSC00331

Na foto DAVID CARVALHO (secretario de turismo de Piracaia), JORGE CHAMMA NETO (coordenador do Circuito Entre Serras e Aguas) e VALTER CASSALHO (presidente Comtur de Joanópolis).

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: