Monte das Oliveiras
anuncieaqui

História | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

História

AS EVIDÊNCIAS DO TERREMOTO DE 1922 EM JOANÓPOLIS/SP

ZC_Camanducaia_SmallO artigo aborda os aspectos e características sismogênicas da região do município de Joanópolis/SP, abordando as evidências do efeito do terremoto de 1922 na área de estudo e a sismicidade intraplaca da região sudeste do Brasil, bem como a atividade tectônica atual e recente do município e do seu entorno.

 

 

Recordações de 1932

juliamacdonallP/ Julia Holland Macdonell
Falecida em 22/06/2009 aos 92 anos em Joanópolis-SP

Ao celebrar a data Nove de Julho, que todos sabem que é feriado, mas poucos sabem por que, lembrei-me da cidade de São Paulo durante os três meses da revolução que não vingou mas acabou mudando o Brasil. São lembranças dos meus 15 anos.

 

A primeira festa foi assim...

igreja1900Foi num dia qualquer de junho do ano de 1878, no bairro denominado Curralinho, onde existiam algumas propriedades, como a de Domingos Fernandes de Almeida, João Wohlers, Luiz Figueiredo, Anselmo Caparica, Ambrosina Pinto, Pedro de Oliveira Cezar e tantos outros. Em algumas dessas casas, numa tarde, tomando um bom café, olhando para os verdejantes cafezais que dobravam o morro, que alguém teve a grata idéia de se realizar uma festa joanina, mais precisamente para São João Batista.

 

24 de Maio – Dia Nacional dos Ciganos

Hoje é o dia Nacional dos Ciganos - difícil não se encantar com esse povo, que mantém tão viva suas tradições, costumes e a sua eterna áurea mística.

Falar deste povo é um prazer, porém uma tarefa difícil, não só por eu ser um gadje (não cigano), mas também devido a ausência de uma história escrita, onde pesquisadores há séculos se debatem na origem e tempo do povo chamado de ROM (plural roma). A maioria dos antropólogos culturais trabalham com a origem indiana, baseados em evidencia lingüísticas e genéticas.

 

Dia do Índio

indiaO NHENHENHÉM DA NOSSA CULTURA RAIZ

A maior parte do litoral do Nordeste até o rio do Prata (Uruguai e Argentina) era ocupada por populações indígenas do tronco tupi (São Paulo até o Maranhão) e guarani (Paraná até o norte da Argentina) falando línguas aparentadas (como são o espanhol e o português) e suas culturas eram bastante parecidas, porém não eram idênticas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>
Página 3 de 6