Monte das Oliveiras
anuncieaqui

História | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

História

A gripe espanhola em nossa região

GRUPO ESCOLAR EM PIRACAIA transformado em hospital durante  o surto de GRIPE ESPANHOLAA mídia tem noticiado a todo instante a questão da Gripe Suína e tem causado certo alarde em nossa região. No entanto, não apenas o Brasil mas o mundo já passou por coisa semelhante e muito pior, que nossos avós e bisavós relatam com o nome de GRIPE ESPANHOLA; que recebeu este nome devido ao grande número de mortos na Espanha e por esta não estar ativamente na PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) pode noticiar e dar maior atenção aos acontecimentos civis.
 

Simbolismos da Festa de São João de Joanópolis

OS ROJÕES - bombas e outros instrumentos ruidosos, tem por origem lendas de dragões que assombravam o oriente ou maus espíritos que circulavam por determinados locais, tais ruídos ou estouros, tinham por objetivo afugentar os maus espíritos ou o dragão que poderia devorar a lua ou o sol. Graças a Marco Pólo a pólvora passou a ser usada no ocidente, por volta do século XIV. Hoje os rojões ou foguetes são utilizados para demonstrar alegria ou avisar os acontecimentos festivos.
 

Cachoeira dos Pretos - História

cachoeira_dos_pretosO nome Cachoeira dos Pretos traz um caudaloso rio de informações cujas fontes distantes datam dos primórdios do Brasil. Seu ruído ecoa num passado distante de São Paulo de Piratininga, num grupo de homens que tornaram-se os bandeirantes paulistas, orgulho deste Estado.

 

Riquezas Caipiras

caipiraDeterminadas coisas somente existem nas cidades pequenas do interior. Primeiramente, numa cidade pequena, nenhum visitante pode se atrever a criticar alguém, pois corre o sério risco de estar criticando um parente, pois em cidades pequenas os primos (de todos os graus), compadres e tios são uma infinidade.

 

Festa de Santa Cruz

A pouco tempo o mês de maio era considerado um mês especial, era o mês das noivas, das flores das laranjeiras, das festas de casamentos e em especial (até hoje) o mês de Maria. Dentre estas festividades, no mês de céu azul intenso e precursor do inverno, realizavam-se em quase todas as capelas, a Festa de Santa Cruz.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>
Página 5 de 6