Monte das Oliveiras
anuncieaqui

TRABALHO DE VALTER CASSALHO É PUBLICADO EM REVISTA EUROPÉIA | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

TRABALHO DE VALTER CASSALHO É PUBLICADO EM REVISTA EUROPÉIA
Imprensa
Enviado por Valter Cassalho   
Qua, 08 de Dezembro de 2010 12:39

IMG_1842_SmallNa edição de dezembro da REVISTA BRASIL-EUROPA - CORRESPONDÊNCIA EURO-BRASILEIRA (128/28 - 2010:6) a qual é uma Organização de estudos teóricos de processos inter e transculturais nas relações internacionais, tendo a frente além do Conselho Científico o prof. dr. Antonio Alexandre Bispo e o dr. H. Hulskath, com sede na Alemanha, consta o trabalho do Professor VALTER CASSALHO com o título: A QUARESMA NA REGIÃO ENTRE SERRAS E ÁGUAS E O CANTO DA VERÔNICA, bem como o VII ENCONTRO DE VERÔNICAS ocorrido em Joanópolis neste ano de 2010.

 

IMG_1834_SmallA matéria tem como introdução o projeto do Primeiro Encontro de Verônicas realizado em Piracaia, transcorrendo depois com material sobre quaresma, origens e crenças neste período e muitas fotos dos encontros realizados pelas cidades da região sendo o último em Joanópolis e o próximo previsto para 2011 em Nazaré Paulista. O Professor Valter Cassalho tem publicado matérias a respeito de semana santa, quaresma e crendices desde 1990, sendo esta sua segunda publicação em dita revista, a primeira ocorreu em 2003 por ocasião de sua participação no Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 falando sobre São Gonçalo como um Santo das Causas Sociais. A QUARESMA NA REGIÃO foi a aula do professor Valter no Curso de Folclore ministrado em Joanópolis neste ano no Ponto de Cultura Ora Viva São Gonçalo coordenado pela profª. Neide Gomes.

A revista pode ser acessada através do link: http://www.revista.brasil-europa.eu/128/Encontro-de-Veronicas.html

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: