Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Lazer & Cultura | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Lazer & Cultura

COISAS DO ARCO DA VELHA

AMIGOS,

Vêm ai o OITAVO FÓRUM DE COISAS DO ARCO DA VELHA !!!!

Vai ser na CAPITAL DO LOBISOMEM - em Joanópolis-SP, na centenária Escola Estadual Cel João Ernesto Figueiredo (dizem que ela é assombrada hein!!), quem não repassar este e-mail ou não comparecer corre o risco de ter verruga no nariz, o saci esconder suas coisas, ou o lobisomem...

Bem segue a progração:

 

REGIÃO TERÁ LIVRO SOBRE OS SANTOS DE JUNHO

A folclorista LILIAN VOGEL através do apoio do ProAc 2011 - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, lançará amanhã dia 10 de agosto em Atibaia, o livro: "Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro! Promessa, fogueira e rojão - O Ciclo Junino no cotidiano do povo paulista".
 

PAU DE SEBO DE JOANÓPOLIS MAIS DE CEM ANOS DE TRADIÇÃO

IMG_3430Umas das mais antigas tradições das festividades juninas em Joanópolis é o PAU DE SEBO, presente também em vários estados brasileiros, pelo interior e nas festividades dos santos de junho, introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, possivelmente por volta de 1808 com a vinda da família real, ocasião que se intensificaram as festividades juninas. A brincadeira já existia há muito tempo em Portugal, sendo em alguns lugares chamado de Mastro de Cocanha (palavra de origem francesa "cocagne" que significa abundância).

 

HISTÓRIAS DO ARCO DA VELHA CONTADAS ATÉ NO METRÔ EM SÃO PAULO

Quem disse que "causos" é coisa só de gente do interior? Causos do livro de Valter Cassalho "Histórias do Arco da Velha" tem sido tema da vários encontros através da contadora de histórias ROSITA FLORES, entre eles no metrô Paraiso em São Paulo como parte do PROJETO ENCONTROS, quando em fevereiro conforme noticiado na Folha de São Paulo: "Rosita Flores traz casos relatados pelo estudioso do caipirismo Valter Cassalho".

 

O PESQUISADOR EM CAMPO

Ao estudar a cultura de uma comunidade, ao estudar com seriedade esse assunto, cabe ao pesquisador ter sempre em mente que o objetivo único é o conhecimento. Conhecimento do homem e seus costumes.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 5 de 12