Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Revelando “Entre Serras e Águas” acontece em janeiro em Atibaia | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Revelando “Entre Serras e Águas” acontece em janeiro em Atibaia
Região
Enviado por Valter Cassalho   
Seg, 03 de Janeiro de 2011 01:00
No período de 05 e 09 de janeiro acontece na Estância de Atibaia a 4º edição do Revelando São Paulo Entre Serras - Festival de Cultura Paulista Tradicional. O Festival será realizado das 9h às 21h, no Parque Edmundo Zanoni e a entrada é gratuita.

Nesta edição, o Revelando Entre Serras e Águas terá a participação 92 municípios, com 52 estandes de artesanato e 40 de culinária. Haverá ainda cerca de 100 apresentações artísticas e musicais na programação.

No dia 05, a abertura do evento, haverá às 12h a chegada da Mãe Divina Peregrina. No próximo dia 26 começa a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Mairiporã. Ela passará por dez municípios e ficará no Edmundo Zanoni durante o evento. Outras atrações fora do Parque serão o IV Encontro de Carreiros, em Bom Jesus dos Perdões, o IX Encontro de Congos e Moçambiques na Igreja da Matriz.
No Parque, os visitantes poderão conhecer e prestigiar várias manifestações folclóricas e culturais, como as orquestras de viola caipira, Reza de São Gonçalo, Catira, Folia de Reis, Congadas, Jongo, Bumba Meu Boi, encontro de violeiros e danças como as do Sabão e do Caranguejo, de Lagoinha e danças.

É ainda a oportunidade de provar as delícias da mesa tradicional paulista. O artesanato também é variado. Apenas para citar alguns, haverá peças feitas de crochê, tricô, madeira, argila, cipó, palha, bambu, pinturas, esculturas, bonecos, imagens sacras e brinquedos.

FONTE: site - prefeitura de mairiporã

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: