Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Psicologia | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Psicologia
Saúde
Enviado por Cleber Torres de Oliveira   
Sex, 03 de Abril de 2009 02:33
É com grande satisfação que escrevo essas linhas, pois não é apenas uma oportunidade de dividir com muitas pessoas um pouco de meu trabalho relacionado à Psicologia, mas a oportunidade de abordar assuntos relacionados ao cotidiano, como, o nosso relacionamento com as outras pessoas.

E para iniciarmos acho primeiramente importante dar uma idéia ao leitor sobre o ponto de vista que a Psicologia hoje, enxerga algumas destas questões. Assim como pudemos observar em diversas áreas de conhecimento, as quais permitem inclusive a nossa comunicação por esse meio, e vem a um ritmo muito acelerado se desenvolvendo cada vez mais, a Psicologia graças à tecnologia também tem feito grandes descobertas, principalmente porque permite o estudo do cérebro em pleno funcionamento através de imagens.

A Psicologia é uma Ciência que se consolidou na área da saúde, ou seja, a saúde é o foco principal de sua atuação, no entanto ela se insere em muitas áreas, e em muitos contextos, seja dentro de uma empresa, de uma escola, hospital, clínica, o psicólogo é um profissional da Saúde, a qual segundo a Organização Mundial de Saúde: é um estado de completo bem estar físico, psíquico e social, e não apenas a ausência de doenças.

É sempre importante ressaltar o papel do profissional de psicologia nesse contexto, porque se considera um fator de risco para a saúde, principalmente nos dias de hoje, os comportamentos de saúde mal adaptativos. Além de muitas pesquisas sugerirem que os Transtornos Mentais em geral são fatores que agem diretamente no estado de saúde, seja desencadeando, agravando, ou dificultando uma melhora no caso de doenças, alguns comportamentos que não estão necessariamente associados a Transtornos Mentais também atuam sobre os estados de saúde, como comportamentos relacionados ao uso, abuso, ou uso inadequado de substâncias, sejam elas medicamentos ou drogas, comportamento alimentar, comportamento sexual de risco ou outro que contribua para uma queda na qualidade de vida, como a perda de bens, além do relacionamento e conflitos com outras pessoas. Desta forma a saúde esta ligada a atitudes, pensamentos, sentimentos e comportamentos, por isso a atenção à saúde já engloba essa preocupação. Existem situações, portanto, nas quais algumas pessoas chegam a enfrentar doenças graves e mesmo assim continuam a ter uma qualidade de vida razoável, mas há casos em que a pessoa não demonstra possuir qualquer doença, mas sua qualidade de vida vem declinando, por isso, hoje em dia na saúde já se trabalham conceitos como a medicina comportamental, já que a saúde esta diretamente associada ao nosso comportamento.

Bom, vou ficando por aqui hoje, mas desde já ansioso para falarmos da próxima vez sobre um aspecto de nossa natureza que tem sido muito estudado ultimamente, as emoções. Um grande abraço a todos.
 
Cleber Torres de Oliveira
Cleber Torres de Oliveira, Psicoterapeuta, atua na área de Treinamentos da RAS, ajudou a desenvolver o site www.comportal.com.br, e também é músico de fim de semana.

Mostrar outros artigos desse autor: