Monte das Oliveiras
anuncieaqui

Sobre Joanópolis | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

Sobre Joanópolis
Cachoeira dos PretosJoanópolis está situada nos contrafortes da Mantiqueira, sendo considerada manancial de águas, possuindo importantes nascentes e a represa do sistema Cantareira com espelho d'água de aproximadamente 50Km², além disso orgulha-se de manter uma das maiores reservas de mata nativa do Estado, possuindo assim um clima ameno com temperatura média anual em torno dos 16ºC.

Cercada pelas altas montanhas da Serra do Lopo, alterna-se entre vales e morros por onde correm seus riachos formando exuberantes cachoeiras, entre elas a Cachoeira dos Pretos com mais de 150 metros de queda. A história deste município tem origem nas antigas rotas de bandeirantes e de desbravadores que dirigiam-se as Minas Gerais, existindo menção desta região já em 1749. No entanto, a fundação oficial aconteceria em 1878 quando no pequeno bairro intitulado Curralinho, situado no município de Santo Antonio da Cachoeira realizou-se uma Festa a São João Batista (24 de junho) e nesta festa resolveram edificar uma capela ao santo do dia e elegeram o mesmo como padroeiro da nova cidade que pretendiam construir. Assim recebeu o nome de São João do Curralinho (São João por seu padroeiro e Curralinho por situar-se em uma colina rodeada de montanhas como se fosse um curral de montanhas).

Gigante AdormecidoO terreno para construção da cidade foram doados por Luiz Antonio Figueiredo e João José Batista Nogueira. Concluída a Capela o sr. Anselmo Caparica traçou o planejamento, alinhamento e nivelamento da futura cidade; com o rápido desenvolvimento econômico do café, foi elevada a categoria de distrito em 13/03/1891 e a município em 17/08/1895. Em 18/12/1917, passou a chamar-se Joanópolis (cidade de João).

Joanópolis pode ser considerada a "Cidade que nasceu de uma festa". Assim a cidade desenvolveu-se até os dias de hoje, sendo que no ano passado em 23 de janeiro recebeu o título de Estância Turística, sendo a caçula das Estâncias do Estado de São Paulo, possui uma economia voltada para a agropecuária e turismo, sua população gira em torno de 12 mil habitantes.