Monte das Oliveiras
anuncieaqui

JOANÓPOLIS RECEBE VISITANTES DA RODADA DE NEGÓCIOS DO TURISMO RURAL | Estância Turística de Joanópolis - SP

Joanópolis

Serviços

Notícias

JOANÓPOLIS RECEBE VISITANTES DA RODADA DE NEGÓCIOS DO TURISMO RURAL
Turismo
Enviado por Valter Cassalho   
Seg, 19 de Setembro de 2011 22:52

Casa do ArtesãoAconteceu entre os dias 17 a 19 de setembro na capital paulista a 3ª Rodada de Negócios do Turismo Rural, conjugados com os Roteiros Integrados Serras e Águas entre os operadores de viagem nacionais e internacionais. Fazendo parte do programa proposto visitaram nossa cidade: Judith Abal Quise da Brasandes Operadora Turística do Peru, Luiz Augusto Leão Costa da Shalom Operadora Turística da Bahia e Luiz Calvino da Portugal Rural Empresa Central de Reservas Portuguesas.

Nossos ilustres visitantes chegaram a noite trazidos pelo prefeito João Carlos da Silva Torres que participou do evento e foram recebidos como cortesia na Pousada Santa Rita através de Zoraideh Bezerra. A noite jantaram na pousada Santa Rita e acompanhados da Secretária de Turismo Waldirene Ricanelo, do presidente do Conselho de Turismo Valter Cassalho e de André Collins da Casa do Artesão foram conhecer o Araucária na Rua sendo recepcionados por Reginaldo Prodocimo. No dia seguinte estes mesmos participantes visitaram a Casa do Artesão monitorada por Valter Cassalho e André Collins e fizeram o circuito rural com a Joá Jeep através de Rodolfo e Caê bem como alguns convidados. Dirigindo-se ao Alambique São Benedito puderam ter uma aula sobre o fabrico da nossa cachaça e degustar alguns produtos locais com seus proprietários João Paulo e Michele vestidos a caráter. Almoçaram o tradicional frango caipira no Restaurante do Pedrão e foram por trilha até o inicio da queda da Cachoeira dos Pretos. Depois visitaram o comércio da Cachoeira e a tarde desfrutaram o Café Caipira na propriedade da Rosa e Paulo Dutra onde viram também a lavoura de orgânicos e ouviram um pouco da nossa música raiz. A noite foram para a cidade de Atibaia e iniciariam no dia seguinte uma maratona de visitas a Festa das Flores e Morangos e outras propriedades ligadas ao Turismo Rural.

 

rural2

A proposta desta visita foi colher uma amostra do universo rural paulista, discutir temas como ruralidade e bem receber e entrar em contato com o chamado Turismo do Imaginário que vem sendo desenvolvido em Joanópolis através do mito do lobisomem.

rural3

Espera-se com isso ingressar nosso município e outros na divulgação nacional e internacional deste novo filão de negócios chamado de Turismo Rural o que já está muito bem estruturado em países como Portugal e algumas regiões do sul do Brasil.

rural04

FOTOS CRÉDITO: André Collins

 
Valter Cassalho
Professor e historiador da cidade de Joanópolis, jornalista, folclorista e membro da Comissão Paulista de Folclore (Ibecc/Unesco) e Associação Brasileira de Folclore. Atual presidente da Associação dos Criadores de Lobisomens.

Mostrar outros artigos desse autor: